
A Prefeitura de Manaus está intensificando as ações de conscientização dos foliões para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nesse período carnavalesco, durante os desfiles das escolas de samba, no Sambódromo; e das bandas e blocos de rua; além de atividades de sensibilização nas UBSs, escolas, feiras, praças, terminais de ônibus, todas alusivas ao tema. Para reforçar, lançou a campanha “Saúde é assunto sério com o qual não se brinca, nem mesmo no Carnaval, período festejado com muita folia”.
No Sambódromo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conduziram atividades nas noites de desfiles, sexta e sábado, dias 2 e 3 de fevereiro. Nas ações, conduzidas pelo Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, equipes distribuíram preservativos internos e externos e gel lubrificante, além de orientações e material educativo sobre os métodos preventivos e a saúde sexual.
Por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a prefeitura também participou do primeiro e segundo dia de festa, no Studio 5 – Centro de Convenções, na zona Sul, para orientar a população quanto a possíveis situações de violações de direitos de crianças e adolescentes no Carnaboi
A estratégia, explica a chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Silva, é alertar a população sobre os riscos para a saúde e intensificar a oferta dos serviços de prevenção e controle das ISTs, disponíveis na rede municipal.
A chefe do núcleo destaca ainda que a campanha em Manaus segue a mesma linha adotada pelo Ministério da Saúde: a prevenção combinada, ou seja, a partir de um conjunto de medidas, desde a distribuição de preservativos à oferta da testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C.
Além disso, a Prevenção Combinada incorpora a Profilaxia Pré e Pós-Exposição; a administração de vacinas contra o vírus HPV e contra a Hepatite B; a prevenção da transmissão da gestante para o bebê (vertical) na gestação, parto e/ou amamentação; o tratamento das ISTs e das hepatites virais; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; e a educação em saúde.
Todo esse investimento e mobilização das equipes de saúde, nas UBSs e USFs e nas ações de prevenção e educação é uma resposta ainda mais efetiva ao aumento na incidência de ISTs e do HIV, além de um baixo conhecimento da população sobre as novas formas de prevenção, principalmente sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Essa, aliás, é uma das principais estratégias do Ministério da Saúde para o País vencer a epidemia do HIV.
E o período do Carnaval é extremamente importante para esse trabalho, devido à maior exposição dos foliões. “Portanto, não brinque com a vida, com a sua e de sua família. Previna-se, seja consciente. Neste Carnaval, vamos festejar a vida, com segurança e sabedoria’, conscientiza a campanha municipal..
“Prefeitura de Manaus. O trabalho no Carnaval também não para!”, é o slogan da campanha.