Portal Você Online

Carne de frango criada em laboratório será vendida

Thumbnail

A companhia norte-americana Eat Just conseguiu aprovação para vender, em Singapura produtos contendo carne de frango artificial criada em laboratório.

Este frango nunca foi um “ser vivo”. No processo da Eat Just, células musculares de frango são coletada e cultivadas em um biorreator, onde são alimentadas com uma solução de aminoácidos, carboidratos, minerais, gorduras e vitaminas.

Segundo o site da empresa, “o processo ocorre em um ambiente seguro e controlado, de forma similar à fermentação em uma cervejaria”.

A empresa afirma ter produzido 20 lotes da carne de frango em seus biorreatores, que tem capacidade para 1.200 litros cada, para demonstrar sua segurança às agências reguladoras.

Os testes mostraram que o produto atende aos mesmos padrões de segurança que a carne de frango tradicional, e tem “conteúdo microbiológico extremamente baixo e significativamente mais limpo que o frango convencional”, diz a empresa.

A empresa cita um estudo que afirma que seu “frango” também é mais sustentável, emitindo de 78% a 96% menos gases causadores do efeito estuda, exigindo 99% menos terras e usando de 82% a 96% menos água que a carne produzida convencionalmente.

“Estou certo que nossa aprovação para carne ‘cultivada’ será a primeira de muitas em Singapura e em países ao redor do mundo”, diz Josh Tetrick, co-fundador e CEO da Eat Just.

Apesar das vantagens da tecnologia, o custo ainda é um desafio. O primeiro produto a chegar ao mercado serão nuggets de frango, vendidos a um preço que a empresa afirma ser equivalente a “frango premium” em restaurantes.

Fonte: USA Today

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *