
Uma carreta que transportava parte da estrutura para a Árvore de Natal de Manaus tombou na manhã deste domingo (23) durante a instalação da decoração no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro Histórico da capital do Amazonas. O acidente deixou um morto e um ferido.
O caminhão-guindaste utilizado na montagem perdeu a estabilidade e tombou enquanto içava uma das estruturas da árvore de Natal. Pelo menos dois trabalhadores ficaram feridos, sofrendo escoriações e possíveis fraturas devido ao impacto. Equipes de resgate e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o local. O acidente causou a queda da estrutura da árvore, que tem mais de 23 metros de altura, expondo problemas na montagem e segurança no local.
O local do acidente foi isolado para a remoção da estrutura e avaliação dos riscos, com a presença de agentes de trânsito para orientar a circulação na área.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, responsável pela ornamentação de Natal, divulgou nota informando sobre a operação para a colocação de módulos da estrutura.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram o atendimento das duas vítimas, funcionários da empresa responsável pela montagem, que ficaram feridas e foram encaminhadas para uma unidade de saúde da capital.
Segundo a nota da SEC, uma das vítimas, que não teve o nome divulgado, não resistiu aos ferimentos e morreu ao chegar ao hospital. A outra vítim segue internada, com quadro de saúde estável. “O Governo do Amazonas lamenta pelo ocorrido e informa que está prestando toda a assistência às vítimas e famílias”, diz a nota.
De acordo com o comunicado, as primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente, o que será devidamente apurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um Inquérito Policial (IP). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ressalta que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação, que será entregue aos órgãos competentes.
Vídeos compartilhados nas redes sociais e aplicativos de mensagem mostram o momento em que o caminhão tomba. Veja abaixo:


