
Com a expectativa de realizar mais de 5 mil atendimentos, as duas Carretas da Saúde iniciaram atendimentos nas zonas norte e centro-oeste de Manaus.
As unidades móveis estão instaladas nos estacionamentos da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, no bairro Monte das Oliveiras, e do Centro de Convenções Vasco Vasques.
Na zona norte, a Carreta da Saúde vai realizar exames de imagem, incluindo ultrassonografias e mamografias. Os de ultrassonografia abrangem abdômen total, abdômen superior, tireoide, aparelho urinário, próstata via abdominal, além de ultrassons obstétrico, transvaginal e pélvico.
Os atendimentos seguem até o dia 30 de maio, no estacionamento da maternidade, localizada na avenida Sumaúma, nº 630.
No local, está também funcionando a Carreta da Tomografia, desde janeiro, com exames em abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervical, torácica e lombossacral.
E no Centro de Convenções Vasco Vasques, a Carreta da Saúde atenderá até o dia 16 de maio, com exames de ultrassonografias e mamografias.
Os exames são destinados a pacientes adultos que já passaram por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e possuem autorização de encaminhamento emitida pelo Complexo Regulador do Amazonas.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Balanço
Nos quatro primeiros meses de 2025 (de janeiro a abril), as Carretas da Saúde realizaram mais de 17 mil atendimentos na capital e no interior. Contemplaram os municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Novo Airão. Em Manaus, as unidades móveis já passaram pelos bairros Compensa, Monte das Oliveiras e São José, somente este ano.
Em 2024, as carretas ultrapassaram a marca de 32 mil atendimentos, sendo 23,3 mil na capital e 9,1 mil no interior.