Até 29 de novembro, as unidades móveis ficarão instaladas nas zonas oeste e sul de Manaus.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, através das unidades móveis do órgão, mais de 26 mil exames de imagens, entre ultrassonografias, mamografias e tomografia, de janeiro a outubro deste ano, no Estado.
As duas Carretas da Saúde e a de Tomografia passaram por todas as zonas da capital. As Carretas da Saúde também atenderam nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que as carretas realizam um importante serviço, que facilita o acesso da população aos exames e agiliza os atendimentos, tornando a rede ainda mais eficiente.
A SES-AM mantém três unidades móveis. São duas Carretas da Saúde com oferta de mamografia e ultrassonografia (de abdômen total, abdômen superior, tireóide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica).
A outra carreta é de tomografia, com exames de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.
Entre as beneficiadas pelo serviço da Carreta da Saúde está a moradora de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) Delsivania Rodrigues, de 42 anos. Ela realizou o exame preventivo de mamografia pela primeira vez, durante a passagem da carreta pelo município, em maio deste ano.
Programação
Até 29 de novembro, as Carretas da Saúde estão realizando atendimento nas zonas oeste e sul de Manaus.
As unidades móveis vão ofertar 4.800 exames de mamografia, ultrassonografia e tomografia.
Uma das Carretas da Saúde está posicionada no estacionamento do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa. A expectativa no local, de acordo com a SES-AM, é realizar 1.650 exames, sendo 900 ultrassonografias e 750 mamografias.
A outra Carreta da Saúde e a de Tomografia estão no estacionamento do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, próximo ao antigo Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), na avenida Leopoldo Peres, bairro Educandos, zona sul.