Portal Você Online

Carro elétrico ainda está distante da realidade brasileira, mostra pesquisa

Estudo do banco BV revela que apenas 7% dos consumidores pretendem adquirir um veículo elétrico; sustentabilidade ainda não é prioridade, sobretudo nas classes C, D e E

O futuro elétrico ainda parece distante para a maioria dos brasileiros. É o que revela a pesquisa inédita “A relação do brasileiro com o carro”, encomendada pelo banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país e líder há 12 anos consecutivos em financiamento de veículos leves usados, a consultoria Consumoteca. Apesar do avanço do debate sobre sustentabilidade e inovação no setor automotivo, o estudo mostra que apenas 7% dos consumidores afirmam ter intenção de comprar um carro elétrico em sua próxima aquisição, enquanto fatores como conforto (42%), preço (38%) e economia de combustível (37%) lideram a lista de prioridades.

O levantamento evidencia que a baixa emissão de poluentes foi citada por apenas 18% dos entrevistados como critério de decisão, ficando atrás de aspectos financeiros e práticos. A sondagem mostra ainda que o interesse por carros elétricos e híbridos está concentrado nas classes A e B, nas quais sustentabilidade e inovação são também símbolos de status e sofisticação. Já nas classes C, D, e E prevalecem preocupações imediatas, como custo do veículo, manutenção acessível e condições de financiamento.

Para metade da população, há interesse em tecnologias mais acessíveis: 50% dizem esperar modelos elétricos com preços mais baixos, e 47% valorizam a autonomia para longas viagens. Mas, na prática, a escolha do carro segue fortemente determinada pelo bolso. 

O estudo revela uma distância entre a intenção dos brasileiros em adquirir um carro elétrico e a realidade do nosso cenário. Segundo Jamil Ganan, Diretor de Negócios de Varejo do banco BV, a perspectiva de preços dos carros elétricos pode fazer com que essa visão mude.

“Com os avanços da tecnologia, os veículos elétricos mais recentes não só oferecem uma autonomia significativamente maior do que os modelos de anos anteriores como também chegam ao mercado com preços mais acessíveis”. Dados do IBV Auto, indicador recém-lançado pela instituição, apontam que veículos elétricos de 2022 acumulam desvalorização de 46,6% desde o lançamento até agosto deste ano. 

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões do país, entre os dias 5 e 9 de junho de 2025, e mostra que, no Brasil real, o consumo consciente segue sendo um privilégio.

Sobre o banco BV

O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em carteira de crédito e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O BV é especialista em crédito, líder no financiamento de veículos leves usados, painéis solares residenciais e empréstimos com garantia de veículos, além de ser a primeira instituição a neutralizar a emissão de CO2 dos automóveis que financia.

Por meio do ecossistema BVx, o banco consolida todas as iniciativas de inovação e parcerias digitais. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *