Pai e madrasta que deixaram criança em estado vegetativo após tortura.

O casal Clayton Augusto Souza do Carmo, 32, e Beatriz Rodrigues Matos, 29,foram presos nesta quinta-feira (11), por tortura e tentativa de homicídio contra uma criança de 4 anos.
Os crimes ocorreram em junho de 2022, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus. Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o homem é pai biológico da criança e a mulher a madrasta.
O casal chegou a ser preso temporariamente no dia 15 de junho de 2023, durante a Operação Acalento 1. No entanto, após o término do prazo da prisão, ambos passaram a responder em liberdade.
No dia 4 de junho de 2022, a vítima deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste apresentando vômitos por ter engolido uma moeda de R$ 1. A criança expeliu o objeto e retornou para a casa do pai.

Seis dias depois, no dia 10 de junho, a criança deu entrada novamente na unidade, desta vez, com uma tampa de pasta de dente na garganta, e apresentando um quadro de parada cardiorrespiratória, precisando ser reanimada pela equipe de saúde.
O menino entrou em coma. A alta foi dada após mais de dois meses de internação.
As prisões, de acordo com a PC, aconteceram em um ramal nas proximidades da rodovia AM-070, no município de Iranduba, interior do Amazonas. Ambos estavam foragidos e tiveram um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
O crime será investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).