
Após reunir mais de 8,5 mil pessoas em 2023, o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) já tem a data da segunda edição do Festival Literário do Centro, o Flic: de 26 a 28 de abril.
O evento, que é gratuito, visa popularizar o livro tornando-o um instrumento de acesso às informações e ao conhecimento. Segundo João Fernandes, diretor do espaço cultural, o Flic foi “muito bem recebido” pela população e, por isso, passa a integrar em definitivo o calendário do CCCI.
“Os números já dizem tudo! No ano passado, o Flic foi um sucesso e, este ano, temos a certeza que não será diferente. A leitura precisa ser incentivada. Novos autores precisam ser incentivados. E a função do Casarão de Ideias é essa, promover a cultura nos seus mais diferentes segmentos”, comenta ele. Assim como em 2023, o Flic 2024 contará com palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros e atrações nacionais.
“Isso, claro, sem esquecer dos autores regionais. Poder difundir os autores do Amazonas e do Norte é uma das nossas missões. Então, estamos preparando um ‘calendário’ diverso e de alto nível, oportunizando, cada vez mais, atividades fomentadoras de cultura”, salienta Fernandes.
Mesas-redondas
Além das inúmeras atividades promovidas em 2023, o Flic foi palco de três importantes mesas-redondas: “Escritas das Negritudes Brasileiras”, com Luciany Aparecida e Patrícia Melo, e mediação de Adriana Aguiar; “Escritas Periféricas”, com Geovani Martins e Dayrel Teixeira, do Funkeiros Cult; e “Futuro Ancestral”, com Ailton Krenak, João Paulo e Vanda Witoto, e mediação de Thiago Roney.
A edição 2023 contou, ainda, com 18 barracas que foram montadas na Rua Barroso para incentivar o empreendedorismo local, 25 autores puderam lançar suas obras, houve feirinha gastronômica, e espaços instagramáveis.
“Então, agora, as pessoas já podem se programar, deixar anotado que em abril teremos mais uma edição do Flic. Será imperdível”, finaliza o diretor do Casarão de Ideias.