
Seis casas construídas de forma irregular no Parque Residencial Manaus, unidade do Prosamim, no Centro de Manaus, foram demolidas na manhã desta quarta-feira (20) durante uma ação de reintegração do governo e da prefeitura em combate a invasões na capital. A ação foi realizada na unidade do Prosamim localizada na Rua Ramos Ferreira e trata-se de uma atividade do Governo do estão, em parceira com a Prefeitura de Manaus junto ao Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (GIPIAP) formado pela Superintendência de Habitação do Amazonas.
A assessoria informou que, inicialmente, houve denúncia sobre as construções. Os órgãos fizeram um levantamento com uso de drone. Há uma semana, os responsáveis estiveram no local e notificaram as famílias para que deixassem as casas, mas não obedeceram a recomendação. Somente foram demolidas as casas desocupadas. Quatro imóveis foram notificados para uma futura reintegração de posse; e dez pessoas foram notificadas.

O Governo do Estado visa atuar para resguardar os investimentos já realizados, para manter a qualidade de vida e a segurança das famílias já reassentadas pelo Prosamim, buscando evitar que as situações de risco anteriores se instalem novamente em virtude do uso inadequado das áreas.