Portal Você Online

Caso de poliomielite no Peru acende alerta para vacinação no Amazonas

Caso de poliomielite no Peru acendeu alerta para vacinação no Amazonas nesta semana, por conta da proximidade de fronteira com o país, as autoridades de saúde brasileiras pedem atenção para imunização.

A intenção é reforçar a cobertura vacinal contra a doença, que atualmente está em 76,9% no estado amazonense.

Um estudo da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) foi usado para orientar as instruções do governo do Amazonas frente ao combate e a investigação de casos de Paralisia Flácida Aguda (PFA), sintoma sugestivo para poliomielite.

De acordo com a OPAS, o vírus da poliomielite derivado da vacina tipo 1 no Peru, país pertencente à Tríplice Fronteira que inclui também Brasil e Colômbia. Esse poliovírus surgiu após as baixas coberturas vacinais nos três paises.

Baixas coberturas

Com isso, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) alerta que os esforços são voltados a evitar o risco de reintrodução do poliovírus selvagem.

  As autoridades de saúde do Amazonas alertam que a imunização deve ser intensificada em todo o Amazonas, para alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) para a vacinação contra a poliomielite que é de 95%.

As baixas coberturas vacinais contra poliomielite no Amazonas seguem em anos anteriores: 67,7% (2021), 68,2% (2020) e 83,2% (2019).

Os dados foram consolidados pela FVS-RCP com base no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) do Ministério da Saúde.

Prevenção

A vacinação é a principal medida de prevenção da poliomielite. O esquema vacinal consiste em três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses.

O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias. Devem ainda ser administradas duas doses de reforço, a primeira aos 15 meses e a segunda aos 4 anos de idade.

Serviço

A vacina contra a poliomielite está disponível em 171 unidades da Semsa, cujos endereços estão listados no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *