
O Amazonas registrou um aumento de 128% nos casos de crimes cibernéticos contra mulheres no ano passado em relação a 2023, indica a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM). De acordo com o consolidado, em 2024 foram registrados 526 casos, já no ano anterior o número foi de 230 ocorrências.
De acordo com o órgão, esse aumento nos registros refletem que as mulheres, vítimas dos abusos digitais, estão mais encorajadas a denunciar os crimes. Segundo especialistas, os principais crimes cometidos são:
- Ameaças
- Injúrias
- Calúnias
- Difamações
- Assédio Sexual
- Vazamento de imagens
- Perseguição
- Extorsão
- Compartilhamento de conteúdos sem autorização
De acordo com a delegada Patrícia Leão, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), a violência digital é uma extensão dos abusos que ocorrem no mundo físico. A autoridade policial destaca que, mesmo na internet, os atos criminosos podem ser identificados e punidos.
“A vítima pode nos procurar, vamos averiguar. A pessoa pode ser um homem ou uma mulher, acha que pode fazer qualquer tipo de comentário ou perseguir aquela mulher, mas existem leis que regulam essas ações” , explicou a delegada.