Times da Série B terão R$ 15 mi disponíveis e entidade não vai cobrar juros, as garantias serão recebíveis de contratos de direitos de transmissão e prêmios.
A Confederação Brasileira de Futebol vai colocar à disposição dos clubes das séries A e B do futebol brasileiro uma linha de crédito de 115 milhões de reais para enfrentarem os efeitos negativos da paralisação devido à pandemia de Covid-19.
Desse total, 100 milhões ficarão disponíveis aos clubes da Série A e outros 15 milhões aos da Série B. A CBF informou que o empréstimo não terá juros, mas os clubes terão de apresentar como garantia recebíveis de contratos de direitos de transmissão, além de prêmios. Os recursos sairão do caixa da CBF.
“A CBF sabe que os clubes são a base de toda a indústria do futebol e que eles têm sofrido grandes impactos com a paralisação das competições provocada pela epidemia de covid-19. Por isso, temos procurado todas as formas de apoiar os clubes nesse momento difícil”, disse o presidente da CBF, Rogério Caboclo. “Não basta que voltem as competições. Precisamos de clubes capazes de retornar a elas de forma competente”, acrescentou.
A CBF já havia feito outro adiantamento de pagamento de direitos de transmissão aos clubes da Série B, no valor de 11,4 milhões de reais. No mês de abril, a entidade doou 19 milhões de reais para os clubes que disputam as Séries C e D do Campeonato Brasileiro de futebol masculino e as Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro feminino. A ação beneficiou 140 clubes.