
A Prefeitura de Manaus alerta os tutores de animais sobre a necessidade de atentar à data marcada para a realização da castração, serviço ofertado gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Uma parte expressiva do público que agenda o serviço não comparece no dia marcado para a cirurgia, o que impede que mais tutores tenham seus cães e gatos atendidos pelo órgão, que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Segundo o diretor do CCZ, médico-veterinário Rodrigo Rodrigues, cerca de 40% do total de agendamentos não são realizados devido ao não comparecimento dos animais.
Embora a demanda seja alta, principalmente para a realização do procedimento nas fêmeas, há um número expressivo de ausências.
As castrações são um serviço que podem ser agendados após ser feito o cadastro no site do CCZ (https://ccz.manaus.am.gov.br).
Antes de agendar a castração, é necessário observar se o cão ou gato está cem por cento saudável, se as fêmeas estão no cio ou prenhas.
O tutor precisa ficar atento também à presença de carrapato ou pulga, que também inviabilizam o procedimento. Somente após superar essas condições, a castração pode ser agendada.
As próximas datas de liberação de vagas para castração, que acontece a cada quinze dias, estão marcadas para os dias 30/9, 14/10, 27/10, 11/11, 30/11 e 15/12.
As vagas são liberadas às 7h30 nessas datas que são divulgadas nas redes sociais da Semsa. Diariamente, 40 cirurgias são realizadas no CCZ.
Bloqueio
Ao não comparecer à data marcada, o dono do animal ficará bloqueado no sistema de agendamento do órgão por 30 dias, quando poderá fazer um novo agendamento.
A castração, assim como a vacinação antirrábica, são serviços gratuitos ofertados pela Prefeitura de Manaus.


