Pirarucu, castanha do brasil, cupuaçu e macaxeira estão entre os ingredientes sugeridos pela professora da Afya Educação Médica, Bruna D’Avila

Com as festas de fim de ano chegando, as famílias já estão pensando no cardápio das ceias de Natal e Réveillon. Para quem quer inovar, uma boa pedida é incluir ingredientes regionais que, além de agregar sabor, são bastante nutritivos.
A médica nutróloga e professora da Afya Educação Médica de Manaus, Bruna D’Avila, ressalta que os alimentos regionais são excelentes aliados, quando bem utilizados. Ela cita, por exemplo, o pirarucu, que é fonte de proteína de alta qualidade e gorduras boas. A castanha do brasil é outra ótima opção para farofas e aperitivos. É rica em selênio, importante nutriente para a imunidade e função tireoidiana.
A médica sugere, ainda, sobremesas com açaí, que, além de oferecer energia, tem muitos antioxidantes. Já a macaxeira é um carboidrato natural, que dá saciedade e pode substituir massas refinadas. Entre as frutas, as opções são muitas. O cupuaçu, por exemplo, pode ser ótimo nas sobremesas, assim como o maracujá e o abacaxi.
“Podemos utilizar as frutas em saladas, sobremesas leves ou até em molhos para carnes, mas é preciso ter muita cautela no preparo para não exagerar na adição de açúcares ou similares, o que causa desajustes no metabolismo e reduz os benefícios”, destaca.
Segundo Bruna D’Avila, os temperos naturais tradicionais do Norte, como cheiro verde e cebolinha, também são ótimos para incrementar a ceia e deixar tudo mais saboroso. “Esses temperos reduzem a necessidade de sal e alguns até ajudam na digestão”, acrescenta.
Equilíbrio – A médica reforça que é possível aproveitar as festas de final de ano com prazer e saúde. O segredo está nas escolhas e na quantidade. “O fato de ser um alimento natural e regional não é sinônimo de consumo liberado. O que impacta a saúde não é uma refeição isolada, e sim, os excessos repetidos”, ressalta.
Algumas dicas que ela dá para não passar do ponto nas festas são: não chegar à ceia com fome excessiva; montar o prato com consciência, evitando repetir várias vezes; priorizar proteína e vegetais, antes dos carboidratos; comer com atenção, sem pressa; hidratar-se bem e moderar o consumo de álcool.
Atendimento – Em Manaus, a Afya Educação Médica oferece atendimento gratuito em várias especialidades, incluindo Nutrologia. O serviço é parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação.
Os atendimentos, por agendamento, são realizados na sede da instituição, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. “Com essa iniciativa, os médicos estudantes de pós-graduação conseguem tratar casos reais e a comunidade é beneficiada com a oferta de atendimento”, explica a diretora da unidade, Suelen Falcão.
A Afya de Manaus conta com uma estrutura premium, que reúne sete salas de aula, 18 ambulatórios e duas salas para pequenos procedimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 99379-9297 para verificar a disponibilidade de vagas e realizar o agendamento.
Além de Nutrologia, há atendimento em Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Ginecologia Ambulatorial, Nutrologia, Medicina Intensiva Adulta, Cardiologia, Gastroenterologia, Pediatria Geral, Psiquiatria e Ultrassonografia.


