
Os seis cemitérios na zona urbana e quatro na zona rural de Manaus receberam mais de meio milhão de pessoas nesse sábado de Finados. O movimento foi constante das primeiras horas da manhã até o início da noite para a alegria dos comerciantes que ocuparam as cercanias vendendo de tudo um pouco.
O trânsito ficou comprometido no entorno. As vagas de estacionamento foram disputadas pelos motoristas que tiveram de dividir o espaço com as centenas de barracas instaladas nos canteiros das proximidades dos principais acessos.

Na Avenida do Turismo, a feira montada na frente do Cemitério Parque Tarumã tinha da água e refrigerante a velas e flores para a homenagear os familiares e amigos enterrados no local. O policiamento funcionou e funcionários da Prefeitura ajudavam os visitantes a localizar os túmulos dos seus ente queridos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), há pelo menos um mês equipes trabalham dentro dos cemitérios, limpando as áreas que são públicas, fazendo a remoção de lixo e a capinação.
A palavra de ordem foi paciência, uma vez que quem não estava indo para os cemitérios também foram prejudicados de alguma forma pelo intenso movimento. Muitos foram pegos de surpresa e acabaram se estressando por conta do movimento atípico.