Portal Você Online

Cema atinge 74% de abastecimento de seus estoques no AM

Cema trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), unidade de apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), atingiu neste mês de julho a marca de 74% de abastecimento de seus estoques, maior índice desde o início da atual gestão estadual.

De acordo com o governador Wilson Lima, em janeiro de 2019, o Governo do Estado recebeu a Cema operando com apenas 12% da sua capacidade. Diante disso, ele determinou que a Susam trabalhasse para regularizar os estoques e otimizar a assistência farmacêutica à população.

A Cema trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. Desse total, cerca de 900 itens estão em estoque atualmente. A Central é responsável por abastecer todas as unidades da rede estadual, da capital e interior.

“Um dos principais fatores para esse aumento na capacidade da Cema, que é prioridade no nosso governo, tem sido o pagamento regular dos fornecedores. Isso é fundamental para que a gente melhore cada vez mais os nossos serviços na área da saúde”, ressaltou Wilson Lima.

O coordenador da Cema, Rafael Poloni, explica que a Central criou uma gerência de planejamento, com equipe multiprofissional na qual conta com farmacêuticos, nutricionistas, bioquímicos, biomédicos, odontólogos e enfermeiros. “É uma equipe em que o planejamento de compras é mais assertivo, de acordo com sua área de atuação”, acrescentou. ,

Investimentos – A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) recebeu importantes recursos para execução de suas atividades e para o bom funcionamento de seus serviços no primeiro ano do atual governo. Os dados são do Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2019.

Em dezembro de 2019, a dotação orçamentária atualizada da Cema era de R$ 260.083.876,98, e a despesa liquidada era de R$ 187.346.734,49.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *