Portal Você Online

Centro Cultural dos Povos da Amazônia tem ‘Festival de Férias’

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa segue com brincadeiras, e apresentações artísticas voltadas ao público infantil ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na programação do Festival de Férias 2026, no período das 9h às 12h.

As atividades acontecem no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no dia 22 de janeiro, com visita guiada com personagens, brincadeiras, oficinas e caça ao tesouro, das 9h às 12h.

No dia 25 de janeiro, a programação chega ao Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona oeste da capital, com brincadeiras, apresentações artísticas e ações do Mania de Ler e do MovCEU, das 17h às 20h. Neste evento, não é necessário agendamento.

O Centro Cultural Palácio Rio Negro e o Cineteatro Guarany integram o Festival de Férias no dia 28 de janeiro, oferecendo brincadeiras, visita guiada, oficinas e cineminha, das 14h às 17h.

Encerrando a edição 2026, o Parque Jefferson Peres recebe a 1ª Corridinha do Festival de Férias, no dia 31 de janeiro, das 15h às 18h. O agendamento para os dois eventos estará liberado no portal Cultura do AM a partir do dia 26 de janeiro.

Programação

A programação tem início com uma visita guiada à exposição “Cultura em Movimento” e ao Museu do Homem do Norte, proporcionando às crianças o contato com aspectos da história, das tradições e da diversidade cultural amazônica.

Durante o percurso, foram abordados temas relacionados às ancestralidades indígenas, às manifestações culturais, aos instrumentos musicais, às vestimentas tradicionais e às narrativas que integram o patrimônio cultural da região.

De acordo com a educadora cultural Neuriza Figueira, a proposta da ação é aliar conhecimento e diversão. “As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar o espaço cultural de forma dinâmica, aprendendo sobre a história e a cultura dos povos da Amazônia, ao mesmo tempo em que participaram de atividades recreativas pensadas para esse público”, destacou.

Na sequência, os participantes realizaram atividades lúdicas e educativas, incluindo oficina de pintura dos bois Garantido e Caprichoso, além do resgate de brincadeiras populares, como pula-corda, bambolê, amarelinha e cabo de guerra, promovendo momentos de convivência, aprendizado e lazer.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *