O ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, desembarcou em Brasília por volta das 8h desta segunda-feira (17) para uma visita de trabalho ao Brasil. O chanceler russo foi recebido com tapete vermelho e honras de chefe de Estado.
Ele terá um encontro às 10h30 no Palácio do Itamaraty, pelo ministro Mauro Vieira. Durante a tarde, participar de uma reunião com o presidente Lula, no Palácio do Planalto.
Vieira receberá Lavrov no Palácio do Itamaraty, onde os chanceleres “conversarão sobre o potencial da parceria estratégica brasileiro-russa” e as “perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação”, segundo nota à imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
Outra pauta da reunião será o “fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais”, sendo uma oportunidade “para tratar do conflito na Ucrânia”, acrescenta o comunicado.
A nota lembra que o Brasil defende “nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada”.