Portal Você Online

Chegada da Kamélia abre oficialmente o Carnaval de Manaus

O prefeito, em exercício, Caio André abriu oficialmente o Carnaval 2023 de Manaus no sábado (7), cumprindo a tradição de recepcionar a boneca Kamélia no aeroporto da cidade com a entrega das chaves da cidade.

Ela ‘desembarcou’ no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, antecedendo o tradicional “Baile da Chegada”, a noite no Olímpico Clube.

“É um simbolismo e uma responsabilidade muito grande entregar a chave de Manaus e abrir os festejos de momo para os foliões curtirem o Carnaval da nossa cidade. Estou muito honrado e feliz de estar aqui representando a prefeitura, o povo da cidade, o prefeito David Almeida e o vice-prefeito Marcos Rotta”, disse Caio André.

A diretora-presidente em exercício da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, destacou o investimento de mais de R$ 2 milhões para fomentar a indústria criativa do samba para o Carnaval 2023. O repasse financeiro para escolas dos grupos A e B foi firmado após edital finalizado em dezembro do ano passado.

“A recomendação do nosso prefeito David Almeida é que a gente possa trabalhar o melhor Carnaval de Manaus. Manaus já teve o segundo melhor Carnaval do Brasil, então a conquista é fazer com que Manaus se destaque com apoio tanto institucional como financeiro”, afirmou Oreni.

Kamélia

A tradição de começar o Carnaval com a chegada da Kamélia começou em 1955. Mas, somente em 1958, a boneca recebeu, pela primeira vez, em cerimônia oficial, as chaves da cidade durante sua chegada.

“Estamos abrindo o Carnaval oficialmente e com grande expectativa. Hoje teremos um grande baile com a participação dos outros bonecos que estamos recuperando que o Zé Pereira, a Jardineira, que também tem história na cidade de Manaus e os bonecos da banda da Bica. É um baile de tradição, baile de salão, Kamélia é a rainha do Carnaval de salão”, acrescentou o presidente do Olímpico Clube, Almério Botelho.

A chegada da Kamélia para abertura do Carnaval passou a ser oficial em 2013, por conta da Lei 1.722/2013 de autoria do vereador Arlindo Júnior.

No ano de 2015, a personagem Kamélia foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas por meio de lei de autoria do então deputado estadual Bosco Saraiva.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *