Portal Você Online

Cheia do Rio Madeira é debatida na sessão da Aleam

As dificuldades enfrentadas pelos municípios amazonenses atingidos pelas cheias dos rios, em especial do município de Apuí (distante 453 km de Manaus), foram tratadas durante a Sessão Plenária desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado Mário César Filho (UB) relatou que Apuí está sofrendo de abastecimento de insumos básicos, como água potável, além da economia afetada, já que o trecho rodovia da BR-230, que liga o município ao resto do estado, está inundada pelas águas do rio Madeira, e não tem como escoar a produção agrícola. O governo do Amazonas enviou cestas básicas para ajudar a população, informou o parlamentar.

Porém, o deputado cobrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cumpra o seu papel e disponibilize as balsas para ajudar a população. “Tem 40 carretas no município de Humaitá (590 km distante de Manaus) esperando a balsa pra poder abastecer o município de Apuí”, informou Mário César.

O deputado cobrou ajuda do DNIT já que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, no último dia 16, a situação de emergência na cidade amazonense.

Cessão de Tempo

Em Cessão de Tempo solicitada pelo deputado Sinésio Campos (PT) em favor do presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), o neurocirurgião amazonense Dr. Robson Amorim, falou sobre a realização do XXI Congresso da ABNc e os avanços da saúde no Estado foram apresentados pelo médico aos deputados.

O Congresso acontecerá em Manaus, no período de 1 a 5 de julho, e promete ser um marco para a inovação, pesquisa e educação em neurocirurgia no Brasil. O programa é abrangente, incluindo temas de ponta, apresentações de pesquisas inovadoras e oficinas projetadas para aprimorar suas habilidades e conhecimentos em neurocirurgia.

“Essa é uma oportunidade para divulgar o que está sendo feito aqui no nosso Estado, e o que se pode melhorar. A expectativa é que mais de 800 profissionais da saúde que atuam com doenças neurológicas participem do encontro”, apontou o presidente da ABNc.

Durante o evento está prevista a realização da primeira cirurgia de Parkinson, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. “Isto será marcante para a nossa população, mostrando que o evento não será apenas um encontro científico, mas um farol para as futuras gerações de profissionais da saúde”, explicou o médico.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *