Portal Você Online

Chuva forte em Manaus provoca prejuízos, deixa um morto e quatro feridos

Deslizamento deixa três pessoas soterradas na comunidade Fazendinha 2, em  Manaus- Portal Norte

A chuva forte que atingiu Manaus causou um deslizamento de terra na Rua da Paz, Comunidade Fazendinha 2, na zona Norte de Manaus, durante a tarde desta quarta-feira (19). A tragédia terminou com uma mulher morta e outras quatro pessoas feridas. O temporal durou horas e provocou alagamentos em vários pontos da cidade, destelhamentos e desabamentos.

A moradora que morreu era a líder comunitária, Sammya Costa Maciel, de 45 anos. Ela não conseguiu deixar a casa a tempo e foi soterrada pelo desmoronamento do barranco. Outra quatro pessoas conseguiram escapa e ficaram feridas, sendo atendidas num hospital da capital amazonense.

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) da Prefeitura de Manaus, atendeu, até as 15h31 de ontem (19), 39 chamadas desde o início da tarde. As ocorrências foram recebidas pelo Disque 199 e o número (92) 98802-3547, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, até o início da noite esse número de atendimento subiu de 39 para 79 ocorrências. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas ajudando na retirada de moradores do soterramento na Fazendinha, antes da chegada dos Bombeiros.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas foram socorridas, sendo que uma delas somente foi constado a morte de Sammya Maciel.

Três moradores foram atendidos no pronto-socorro do Hospital João Lúcio, na zona Leste de Manaus e receberam alta. Cosmo Arevalo Gomes, 41 anos, Aldoney da Costa Gomes, de 15, e Elizandra Santos Braga, de 32.

Registro de ocorrências

Equipes da Defesa Civil também foram até o local para prestar assistência e remover as famílias da área. Além da Defesa Civil, as ocorrências tiveram equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que responderam rapidamente às áreas impactadas.

Durante as precipitações foram registrados o volume de 49,4 mm de água em alguns pontos da cidade provocando 20 de alagações, sendo 15 na zona Norte, duas na zona Leste, duas na zona Centro-Sul, uma na zona Centro-Oeste.

Um desabamento na zona Leste e dois na zona Oeste. Dois destelhamentos na zona Norte. Duas ocorrências de rachadura, sendo uma na zona Norte e uma na zona Sul. Cinco riscos de desabamento, sendo um na zona Leste, um na zona Sul, um na zona Oeste e dois na zona Norte. Duas transmissões de vistoria na zona Norte.

Um dos pontos mais afetados foi a Avenida Torquato Tapajós, que liga as Zonas Norte e Centro-Sul da cidade. Na Avenida Constantino Nery, na Zona Centro-Sul, carros ficaram praticamente submersos no trecho entre a Avenida Pedro Teixeira e a Rua Loris Cordovil, em frente à Arena da Amazônia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *