Uma chuva forte acompanhada de rajadas de vento, na manhã desta segunda-feira (27) em Manaus, provocou danos materiais e fechou uma rua no Centro da cidade com a queda de uma árvore, que obrigou agentes a desviar o trânsito enquanto o Corpo de Bombeiros liberava o local.
De acordo com o tenente Bombeiro, Barreto, o trânsito da Rua Joaquim Nabuco, teve que ser desviado por duas horas para a Rua Ipixuna, nas proximidades do Hospital Samel, até que a árvore fosse retirada. Equipe da Amazonas Energia também foi acionado para a recolocação da fiação aérea da rede elétrica.
Não houve vítimas, apenas um carro que estava estacionando chegou a ser atingido pelos galhos da árvores, que ficou atravessada no meio da rua.
A ventania e o toró estavam previsto pela pela Defesa Civil até amanhã. Nos último fim de semana um temporal derrubou a árvore em frente à sede administrativa da Ponta Negra, na zona Oeste da capital amazonense.
Nas próximas horas a previsão é de chuvas de intensidade moderada a forte que podem atingir toda a cidade, acompanhadas de possíveis trovoadas e rajadas de vento.
O cenário cinzento dos últimos dias da capital amazonense foi alterado. Antes nublado devido a fumaça das queimadas no interior do Amazonas e no estado do Pará, agora deu lugar ao nublado das chuvas.
A chuva dissipou a fumaça e levou o forte cheiro de queimado deixando deixando o ar melhor para respirar. Agora a névoa cinzenta é de chuva mesmo.
Os níveis de poluição são considerados baixos quando o índice que avalia chega a 25 µg/m3. Nesta segunda-feira (27), a qualidade do ar, na maioria dos bairros de Manaus, está na média de 6 a 21 µg/m3.
Previsão do tempo
As imagens de satélite e do radar meteorológico de Manaus mostram a aproximação de áreas de instabilidade a leste da capital, o qual poderá provocar chuvas de intensidade moderada a forte e atingir toda a cidade, acompanhadas de possíveis trovoadas e rajadas de vento.
Tal sistema precipitante deverá começar a atuar na faixa leste e posteriormente se deslocar pelas demais áreas da cidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia publicou aviso iniciando hoje (27), às 10h, indicando chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Orientações preventivas:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A temperatura mínima prevista é de 27ºC e a máxima de 32º, com sensação térmica de 36º. A visibilidade é de 10km, a umidade do ar de 77% e o restante do dia úmido com pancadas esparsas.