Capital amazonense registra chuva pelo terceiro dia consecutivo e manauaras tem a sensação de inverno chegando com temperatura mais amena

Manaus amanheceu nesta segunda-feira (16), pelo terceiro dia consecutivo, com chuva forte que livrou a cidade da fumaça que durante a última semana tornou irrespirável o ar com o cheiro das queimadas na região metropolitana da capital amazonense.
A chuva também diminuiu o calor e deixou o clima mais ameno com termômetros de rua chegando a registrar a temperatura ambiente de 22ªC deixando uma sensação de inverno antecipando, que tradicionalmente chega no início de novembro com uma chuva fina no Dia de Finados.
Desde as primeiras horas da manhã que um temporal provocou alagamentos em alguns pontos da cidade e registrou ocorrências por meio da Central 199 da Defesa Civil do Município de Manaus.
Equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), atenderam as chamadas registradas.
Até as 11h20, foram registradas 12 chamadas – três solicitações de vistoria, duas de deslizamento, duas de risco de deslizar, duas de rachaduras, um tombamento, uma ocorrência de risco de desabar e uma de alagamento.
De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Sepdec, a média das chuvas na manhã de hoje foi de 31,2 milímetros, sendo o segundo dia mais chuvoso do mês, ficando atrás do último sábado (14), quando foram registrados 34,2 milímetros. Segundo a meteorologia, o acumulado esperado para Manaus em outubro é de 113,9 mm.
O monitoramento por zona na capital foi de: Centro-Sul (37 milímetros), Oeste (36 milímetros), Norte e Sul (33 milímetros), Leste (28 milímetros) e Centro-Oeste (19 milímetros).
Defesa Civil recomenda:
– Siga sua rotina, mas fique atento;
– Acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações;
– Mantenha-se informado por meio dos meios de comunicação e canais oficiais da prefeitura.
– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).