
A ciclista egípcia Shahd Saied foi desqualificada das Olimpíadas de Paris após derrubar uma adversária de sua bicicleta durante o campeonato nacional em abril. A ciclista Ganna Eliwa teve uma concussão, uma clavícula quebrada, hematomas e perda temporária de memória. Além de perder a vaga para os Jogos Olímpicos, Saied foi banida por um ano das competições locais.
O episódio ocorreu durante o campeonato nacional do Egito, em abril. A ciclista foi convocada para as Olimpíadas na última terça-feira. O vídeo, então, veio à tona e causou críticas a Saied. O vídeo mostra Saied empurrando Eliwa de forma bruta, antes de acelerar. Saied insistiu que foi um acidente.
Diante da reação, o Ministério do Esporte egípcio pediu uma revisão da escolha da atleta para os Jogos Olímpicos. O comitê olímpico local tomou a decisão neste domingo (14) a poucos dias dos Jogos de Paris, que têm a cerimônia de abertura no próximo dia 26.
O Egíto é o maior país árabe e busca construir suas credenciais para uma possível candidatura aos Jogos Olímpicos de 2036. A delegação fez um investimento enorme e leva seu maior time para Paris.


