Portal Você Online

Ciclone deixa 13 estados, incluindo Amazonas, em alerta para tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 13 estados, incluindo o Amazonas, em alerta para perigo de tempestades que podem causar estragos entre esta terça-feira (25) e quarta-feira (26). Há risco de ventos que podem chegar a 100 km/h.

Ainda conforme o órgão, há chances de chuvas de até 100 milímetros por dia, com possibilidade de queda de granizo e risco de corte de energia elétrica. A previsão indica, ainda, a possibilidade de estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O sistema deve avançar para o Norte do Brasil a partir de quinta-feira (27), levando chuvas fortes para o Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.

Veja os estados em alerta laranja

  1. Bahia
  2. Goiás
  3. Mato Grosso
  4. Minas Gerais
  5. Rio de Janeiro
  6. Roraima
  7. Tocantins
  8. Amazonas
  9. Espírito Santo
  10. Maranhão
  11. Pará
  12. Piauí
  13. Rondônia

Nessa fase, o ciclone deve provocar chuva no Leste paulista, no Rio de Janeiro, no Norte e Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Especialmente no território capixaba, há risco de chuva forte e temporais.

“Entre quarta (26) e quinta (27), o sistema estará plenamente configurado no oceano, próximo das coordenadas 27ºS e 35ºO, mais distante da costa e com pressão mínima entre 995 hPa e 997 hPa. A partir daí, o ramo frontal associado ao ciclone avança para o Norte, levando precipitação forte para o Norte do Espírito Santo, Norte de Minas e Sul da Bahia, onde pontos isolados podem registrar volumes muito altos em curto período”, informa o instituto.

Para o restante da semana, as projeções indicam que o ciclone seguirá se afastando rapidamente em direção ao Leste-Sudeste, permanecendo em mar aberto até se dissipar entre 30 de novembro e 1º de dezembro, já muito longe da América do Sul.

O Inmet disparou alertas de tempestades para todo o Sudeste e Sul, além de outras regiões, incluindo a classificação vermelha, a mais severa do instituto. Estão nessa condição 56 cidades do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O Inmet prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *