Após assalto a loteria e confronto com a polícia, criminosos retaliaram com incêndios e depredações em diversos pontos do município.
Em retaliação à morte de dois comparsas durante um confronto com a polícia, membros de um grupo criminoso atearam fogo em casas e ônibus no município de Envira, interior do Amazonas, na madrugada desta terça-feira (30).
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram as chamas tomando conta de residências e veículos, enquanto moradores que estavam nas proximidades ficaram assustados com o episódio. No vídeo, é possível ouvir gritos e ver pessoas correndo enquanto o município é tomado pelo fogo.

Em outro ângulo, o vídeo mostra uma residência, aparentemente de madeira, em chamas, enquanto tiros são ouvidos sendo disparados para o alto, causando pânico entre os moradores.
Visita do Ministro
O ataque ocorreu paralelamente à visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que integra a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro esteve no município para a inauguração de um novo porto na região.
População Temorosa
De acordo com testemunhas, os ataques começaram enquanto a comitiva do ministro ainda estava em Envira. No mesmo dia, dois indivíduos foram mortos pela Polícia Militar, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.
Moradores afirmam que, após a partida da comitiva, a situação se intensificou, resultando nos incêndios em represália às mortes. A população teme que novos ataques possam ocorrer, dada a frequência de ações violentas por parte dos grupos criminosos.
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) informou que foram enviados 20 policiais civis e militares para Envira. A SSP informou que está investigando os ataques.
Confira a nota completa abaixo:
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) informa que foram enviados 20 policiais das equipes especializadas das policiais Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), para fortalecer o policiamento ostensivo e investigativo no município de Envira.
As equipes foram enviadas após mortes por intervenção de agente do estado, durante atendimento de uma ocorrência de roubo em um estabelecimento na cidade. Com os suspeitos foram encontrados armamentos de grosso calibre.
A Polícia civil neste momento trabalha nas diligências para apurar os fatos ocorridos na cidade.
A SSP-AM reforça que atuará de forma enérgica para neutralizar qualquer forma de ataque que infrinja a ordem pública e trabalhará para resguardar e manter a segurança da população.”