
Ao completar 100 dias do mandato da 20ª Legislatura, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), fez um balanço da sua gestão à frente do parlamento estadual.
Nesse periodo, o deputado apresentou 70 Projetos de Lei (PL), quatro Projetos de Resolução Legislativa (PRL) e 151 Requerimentos.
“Estou aqui hoje para prestar contas dos meus 100 dias de mandato na 20ª Legislatura e para agradecer a Deus, à minha família e aos meus pares pela honra de ser reconduzido à presidencia desta Casa e, de modo especial, aos 105.510 votos de confiança dados a mim pelo povo do Amazonas. Foi o povo quem me concedeu a maior votação da história e que tem permitido que, como gestor e como parlamentar, eu possa vi ajudar o povo do meu Estado a avançar”, disse.
Dentre os feitos desses primeiros 100 dias destacados pelo parlamentar presidente estão a inauguração do Complexo de Esportes, Lazer e Condicionamento Físico Mestre Osvaldo Alves de Albuquerque, com a reforma da quadra poliesportiva coberta, piscina aquecida e academia ao ar livre; a realização da terceira edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), que contou com a presença de 800 participantes entre vereadores, assessores e servidores das câmaras municipais dos 61 municípios do Amazonas e da capital.
O parlamentar destacou também a instalação da Procuradoria Especial da Mulher e a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), que concluiu a revisão das leis orgânicas dos municípios de Japurá, Manicoré, Maués e Beruri e que está em fase de revisão e atualização de leis orgânicas junto a 28 municípios do Amazonas.
“Nossa gestão tem o compromisso com a população como um todo e também busca ter um olhar diferenciado para os servidores desta Casa. Iniciamos essa legislatura entregando o Complexo Esportivo Osvaldo Alves, realizamos a 3ª edição do Feclam e lotamos os auditórios da Aleam de participantes que vieram aqui para trocar conhecimento e debater melhorias para o bom êxito dos seus mandatos. Criamos a Procuradoria da Mulher que, em apenas dois meses, já tem dado muitos resultados positivos, ajudando a prender homens que não respeitam os direitos das mulheres. O CCOTI tem ajudado os municípios a avançarem através da revisão de suas leis orgânicas. Temos feito e temos o compromisso de fazer muito mais”, reforçou.
Cidade falou ainda sobre sua participação na reunião do Parlamento Amazônico realizada em Belém, no início do mês; da defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM); da revitalização da BR-319 e do fortalecimento das ações em benefício dos municípios do interior do Estado.
“Enquanto presidente temos buscado fortalecer o parlamento estadual. Dessa forma, participamos do Parlamento Amazônico, onde reforçamos a necessidade de que criemos outras matrizes econômicas ao mesmo tempo que defendemos o modelo exitoso da ZFM. Também é pauta nossa e um sonho de todos que vivem no estado do Amazonas que a BR-319 seja recuperada e se torne transitável em sua plenitude. Volto nesta semana com a minha agenda pelo interior do Amazonas com o intuito de conhecer e fortalecer as iniciativas que podem beneficiar a população”, falou.
Reconhecimento dos pares
A atuação parlamentar do deputado presidente foi destacada pelos demais parlamentares presentes no plenário Ruy Araújo, que ressaltaram o perfil conciliador e o modo cortês e prestativo com que Cidade desempenha suas atividades na presidência da Aleam.
A deputada Joana Darc (UB) agradeceu pelo apoio concedido a ela como presidente da Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.


