Um boletim médico divulgado esta semana pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou que um raro tipo de pneumonia, conhecida como pneumonia lipoide, pode estar relacionada ao uso de cigarro eletrônico.
Até agora, mais de 500 usuários foram internados no país por conta dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF). De acordo com o órgão, mais de 200 pacientes foram diagnosticados com lesão pulmonar aguda potencialmente associada aos dispositivos nos últimos seis meses. Ao menos cinco deles desenvolveram pneumonia lipoide
De acordo com um estudo de 2003 da Faculdade de Medicina Albert Einstein e do Centro Médico Montefiore, em Nova York, a doença atinge apenas 2,5% da população. A aspiração de óleo pelos pulmões tem sido descrita como causa da pneumonia lipoide há muito tempo, segundo a declaração da CDC. Uma possível explicação para o surgimento da doença seria a de que partículas dos óleos aerossolizados inalados podem ficar depositadas nos pulmões, inflamando o órgão.
Sobre esse tema, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) divulgou uma nota informando que a maioria dos vapers utiliza propilenoglicol (gelo seco) para a entrega da nicotina, enquanto os cigarros aquecidos utilizam glicerol. O aerossol desses dispositivos libera partículas finas (de baixo peso molecular), que podem ficar presas nos pulmões, causando a inflamação.