Portal Você Online

Confronto entre traficantes e PM deixa cinco mortos na região metropolitana de Manaus

Suspeita é de que eles sejam guerrilheiros dissidentes das Farc que atuam na rota internacional de drogas nos rios do Amazonas

Uma operação conjunta entre agentes da Delegacia de Repressão da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas e da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas acabou com cinco mortos, nesta sexta-feira (30), no confronto com a polícia, no município de Rio Preto da Eva, na Região Metropolitana de Manaus – 75 km da capital amazonense.

Os policiais investigavam a denúncia da chegada de um grande carregamento de cocaína por via fluvial em uma comunidade no km 152 da rodovia estadual Manaus – Itacoatiara (AM-010).

Os agentes foram de lancha até o local e ao se aproximar de uma casa próximo a margem do rio foram recebidos a tiros de fuzil pelos grupo, que ainda não foi identificado, mas que podem ser de guerrilheiros que atuam na tríplice fronteira com o Peru e a Colômbia, principal entrada da droga no Brasil pelos rios do Amazonas.

No confronto cinco homens foram mortos. Eles foram levados para Rio Preto da Eva. Na casa os policiais encontraram armamento de grosso calibre – rifle, espingarda -, muita munição, equipamentos eletrônicos e dinheiro em espécie, real e pesos, que somam mais de R$ 580.000,00. Mas a droga não foi encontrada.

Segundo depoimento de moradores da localidade, durante a madrugada, antes da operação policial, houve uma grande movimentação de veículos. O que para a polícia pode ter sido a retirada da cocaína do local.

A operação faz parte da “Fronteira Mais Segura”, uma força-tarefa integrada com diversas corporações que compõem a Operação Hórus do programa federal “Guardiões das Fronteiras”, que envolve ainda as policias do Peru e da Colômbia.

De acordo com autoridades locais, cerca de 15 toneladas de drogas são transportadas diariamente pelo Rio Japurá, Rio Solimões e Rio Negro.

Durante a Operação Ágata do Exército Brasileiro com a Marinha, Ibama, Polícia Federal e Polícia Militar, várias bases de traficantes e guerrilheiros remanescentes das Forças Armadas Revolucionária da Colômbia, as Farc, foram encontradas na selva. Elas serviam de logística para o tráfico internacional da droga produzida na Colômbia e Peru.

Material apreendido pela polícia

04 FUZIS CAL 5.56 COM 9 CARREGADORES
• 01 ESPINGARDA CALIBRE 12;
• 01 RIFLE CAL. .22
• 784 MUNIÇÕES CAL. 5.56
• 13 MUNIÇÕES CAL. 12
• 39 MUNIÇÕES CAL. .22
• 01 BINÓCULO TERMAL
• 05 CELULARES DE MARCAS DIFERENCIADAS
• 01 LANCHA MOTOR 259HP

VALORES
• R$ 4.583,00 REAIS EM ESPÉCIE;
• $ 623.000,00 PESOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *