Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas se reuniria em 2020, mas pandemia de Covid-19 adiou encontro
O governador do Amazonas e atual presidente da Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês), Wilson Lima, anunciou que a reunião anual do colegiado, formado por 38 governadores de 11 países, será em fevereiro de 2022, em Manaus. O encontro estava previsto para 2020, mas foi adiado por conta da pandemia de Covid-19.
A definição da nova data ocorreu nesta terça-feira (1⁰), em Brasília (DF), durante encontro do governador com o secretário GCF Task Force no Brasil, Carlos Aragon. Participaram da reunião os secretários de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, e de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Adriano Mendonça. Ainda em Brasília, Wilson Lima também tratou sobre a COP-26 e a Conferência do Clima de Nova Iorque.
A realização da reunião anual do GCF Task Force em Manaus está condicionada à manutenção dos indicadores relacionados à pandemia em baixa e ao avanço da vacinação.
O grupo reúne governadores de países que possuem áreas de floresta. O Amazonas foi escolhido como sede do evento por unanimidade, durante a última reunião do fórum, em maio de 2019, em Caquetá, na Colômbia.
“Eles enfrentam os mesmos problemas que nós temos para proteger esses recursos florestais e também para gerar riqueza para essas populações”, ressaltou o governador. Da reunião sairá um um documento norteador das ações dessa rede pelos demais estados, o Manaus Action Plan.
Segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o Manaus Action Plan vai dar as diretrizes para que países que enfrentam os mesmos problemas que o Brasil em termos de desenvolvimento sustentável, manutenção da floresta em pé e geração de renda possam ter um alinhamento.
COP-26 – Outra agenda ambiental importante, a 26ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) – ou COP 26 –, está marcada para ocorrer em novembro de 2021, em Glasgow, no Reino Unido. E o Governo do Amazonas está alinhando a participação com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que irá montar um estúdio que possa ter uma conexão com Glasgow para que instituições que não têm condições de se deslocar até a sede do evento possam participar.
Em outubro deste ano acontecerá a Conferência do Clima de Nova Iorque. O governador Wilson Lima foi convidado a participar e deixará uma mensagem em uma das mesas formadas para o evento, relacionada a adesão do Estado à campanha Race to Zero, agenda global que tem como meta zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. É um projeto audacioso porque busca manter o crescimento econômico e a redução da pobreza.