
O Comando Militar da Amazônia (CMA) começou a transportar esta semana contêineres com baterias e material para a instalação de energia solar na comunidade indígena Baniwa, no município amazonense de São Gabriel da Cacheira, na região conhecida como Cabeça do Cachorro.
A energia limpa é essencial para a preservação ambiental com o baixo impacto com a instalação de uma planta fotovoltaica que fornecerá energia elétrica para os Baniwa, nas proximidades da fronteira entre Brasil e Colômbia.
Essa é uma iniciativa do Parque Tecnológico de Itaipu (IPTI), uma instituição financiada pela usina elétrica de Itaipu, conhecida por suas pesquisas e projetos inovadores.
Os equipamentos foram adquiridos por empresas parceiras e adaptados no Parque Tecnológico para atender às necessidades da região amazônica.
Com esse novo projeto, espera-se garantir energia elétrica constante para a comunidade Baniwa. A previsão é que o projeto esteja em pleno funcionamento até o final de julho.
O transporte dos equipamentos começou em Foz do Iguaçu, no Paraná, até Manaus, e posteriormente para São Gabriel da Cachoeira, onde a comunidade está localizada. A jornada de barco até a comunidade levará aproximadamente 11 horas.
A operação do CMA pode ser acompanhada pelas redes sociais do CMA em #CMA #EnergiaSustentável #Amazônia”


