
Iniciativas voltadas à saúde da mulher e à limpeza urbana também foram alguns dos temas de Projetos de Lei da Sessão Ordinária desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ao todo, foram analisadas dez propostas legislativas, incluindo três de autoria do Executivo Municipal.
Um dos projetos aprovados é o que garante prioridade na realização e disponibilidade de exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos na rede municipal de saúde. De autoria do vereador Coronel Rosses (PL), a medida também contempla mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou que apresentem nódulos suspeitos.
“Sabemos que o Amazonas é campeão em câncer de mama e colo do útero, e visando minimizar, procuramos nos antecipar e garantir que mulheres acima de 40 anos tenham essa liberdade de poder efetuar esses exames com a garantia do poder público. É um tipo de doença previsível, basta a realização dos exames e queremos que esse projeto impacte positivamente na vida das mulheres”, destacou o parlamentar.
Outra proposta relevante aprovada foi o Projeto de Lei que cria o programa “Manaus Limpa”, de autoria do vereador Rodrigo Sá (Progressistas). A iniciativa visa aumentar a transparência e a eficiência na coleta de resíduos sólidos domiciliares por meio da criação de um mapa interativo. A plataforma permitirá que a população acompanhe, em tempo real, os roteiros da coleta de lixo na cidade.
“Será toda uma estrutura com o uso da tecnologia que vai favorecer a população, que saberá a hora exata da coleta, isso é importante porque traz eficiência. É uma proposta que vai de encontro a um anseio da população e também vai deixar a cidade mais limpa”, afirmou Rodrigo Sá.
Os projetos foram aprovados e seguiram para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.