Portal Você Online

CNU: 42,4 mil candidatos farão prova discursiva no domingo

Um total de 42,4 mil candidatos irão realizar, na tarde de domingo (7), a segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 42.499 pessoas classificadas realizarão a prova discursiva em 290 locais de aplicação espalhados pelo país.

Para garantir a segurança e a organização, a pasta informou que a operação do certame mobiliza mais de 22 mil pessoas, sendo 11 mil apenas das forças de segurança.

O Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de classificados para esta fase, totalizando 8.214 candidatos. A capital também tem o maior polo de aplicação de provas. O Centro Universitário de Brasília (Ceub) receberá, sozinho, 5.700 pessoas.

Os dados do MGI apontam para uma maioria feminina na segunda etapa. Do total de classificados, 24.275 são mulheres, enquanto 18.217 são homens.

Para o psicólogo e professor de matemática e estatística para concursos, Carlos Sbrobow, a segunda etapa do CNU exige uma mudança de mentalidade em relação à fase anterior. Segundo o especialista, o candidato deve abandonar o foco na grande quantidade de conteúdo típica das provas objetivas para priorizar a capacidade de argumentação e clareza dentro dos limites rígidos de até 30 linhas na prova discursiva.

Ele destaca que, no nível superior, a avaliação é dividida igualmente entre o domínio da língua portuguesa e o conhecimento específico, exigindo que o aluno mobilize teorias e dados técnicos com precisão conceitual.

Data e horário das provas

  • Nível superior: prova discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 16h (horário de Brasília).
  • Nível intermediário: prova discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 15h (horário de Brasília).

Em todos os casos, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), trinta minutos antes do início. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada. Horários de fechamento dos portões por região:

  • Acre, Tabatinga (AM) e região do Alto Solimões (AM): 10h30 (horário local);
  • Amazonas (Manaus), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: 11h30 (horário local);
  • Demais estados do Brasil (incluindo Brasília, RJ, SP, BH, Salvador, Recife e Porto Alegre): 12h30 (horário de Brasília).
  • Fernando de Noronha: 13h30 (horário local).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *