Portal Você Online

Codam empossa novos conselheiros e amplia participação de instituições

Durante a 315ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), nesta quinta-feira (21), foi realizada a posse de 12 novos conselheiros que passam a integrar o colegiado em conformidade com o Decreto nº 5.209, de 4 de julho de 2025, que atualiza a composição do conselho e reforça a representatividade de diferentes setores da sociedade.

Com a mudança, o Codam passa a contar com 27 conselheiros, reunindo representantes de instituições públicas, privadas, empresas prestadoras de serviços e profissionais liberais.

Durante a posse, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, destacou a relevância do reforço institucional na composição do conselho, que foi aceita pelo governador Wilson Lima, ao aprovar a proposta da secretaria de ampliar o número de conselheiros.

A presidente do Corecon-AM/RR, Michele Aracaty, que compôs a mesa durante a reunião do Codam e passa a integrar o Conselho de Desenvolvimento do Estado, destacou que o colegiado trará importantes contribuições para o Codam.

“Principalmente quando falamos em discutir uma política pública mais assertiva, e também um momento em que você traz o conhecimento da ciência econômica, levando em consideração também que o economista realmente conhece a região e é o profissional mais adequado no momento em que você vai tomar decisões”, revelou.

O presidente do CRCAM, André Caria, reforçou a relevância da participação do conselho no Codam e o papel dos contadores, mais de 7 mil profissionais registrados, no desenvolvimento econômico do estado.

“Estamos juntos para auxiliar o Codam no desenvolvimento das empresas, das indústrias, da atividade comercial de serviços no estado do Amazonas. É uma alegria muito grande e preciso agradecer ao nosso secretário Serafim e ao Governo do Estado pelo reconhecimento de convocar o Conselho Regional para participar do Codam”, afirma.

Novas instituições

As novas instituições contempladas são: Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig) e a Associação PanAmazônia.

Tomaram posse no colegiado presidente do CRCAM, André Caria; reitor da UEA, André Zogahib; diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço; presidente da OAB-AM, Jean Cleuter; presidente da Eletros, Jorge Junior; presidente do CRA-AM, José Colares; diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales; presidente da Abraciclo, Marcos Bento; presidente do Corecon-AM/RR, Michele Aracaty; presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag; secretário da Semig, Ronney Peixoto; e diretor-executivo da PanAmazônia, Belisário Arce.

O Codam

O Codam é um órgão colegiado vinculado ao Governo do Estado que tem a função de assessorar o chefe do Executivo na formulação da política de incentivos fiscais e na tomada de decisões sobre o desenvolvimento econômico e social do Estado. Sua principal atuação está na análise e aprovação de projetos industriais que buscam impulsionar a economia, gerar empregos e garantir a proteção da floresta e do povo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *