
O ex-vereador Keitton Pinheiro (PP) é o novo prefeito de Coari (370 km de Manaus) com 95,83% das urnas apuradas. Sobrinho do ex-prefeito Adail Pinheiro, condenado por pedofilia, e primo do também ex-prefeito cassado do município, Adail Filho, ele mantém a dinastia familiar à frente dos coarienses pelos próximos três anos, com 53,18% dos votos (17.268) contra do segundo colocado Robson Tiradentes Jr (PSC) – 35,13% (11.408).
Os outros candidatos, Zé Henrique (PL) tem 11,6%, que equivale a 3.181 votos, e Mil Mitouso com 0,50% (140 votos). Votos brancos e nulos são 214 (0,73%) e 326 (1,11%), respectivamente.
O TRE-AM destacou para atuar no pleito uma equipe com larga experiência em eleições. Participaram dos trabalhos, além dos três magistrados, 18 servidores da Capital e seis servidores lotados na 8ª Zona Eleitoral.
A Secretaria de Segurança Pública instalou em Coari, um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no campus da Universidade Federal do Amazonas (UEA para reforçar a segurança, que teve poucas ocorrências – maior parte dela boca de urna e por desobedecer a Lei Seca.
A eleição contou ainda com a participação do Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que garantiram a segurança do pleito.
O presidente do Tribunal Eleitoral Regional (TRE-AM), Desembargador Wellington Araújo, disse que “trata-se de estrutura sem precedentes no interior do Estado do Amazonas e que espera deixar um legado para o pleito vindouro”.