Portal Você Online

Prefeitura alerta banhistas da Ponta Negra para enchente do Negro

O Rio Negro atingiu, nesta terça-feira (31), a marca de 29,47 metros – 8ª maior enchente nos últimos 120 anos. A elevação do nível do rio encobriu parte da praia da Ponta Negra e aumentou a profundidade no local represetando perigo para os banhista e levando a Prefeitura de Manaus a alertar a população para o risco de afogamentos.

Nas últimas 24 horas, o rio subiu três centímetros e a orientação é que os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

“Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas”, explica o subcoordenador da Comissão do Parque, Cesar Freitas.

Os espaços das barracas foram ajustados para melhor aproveitamento dos espaços da praia, com maior frequência nos fins de semana e feriados.

Com o alerta para o rio cheio, o Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados simples, como atenção com as crianças, que deve ser redobrada.

Praia

“Nossa principal orientação é para que os banhistas procurem as áreas conhecidas e demarcadas, previamente supervisionadas pelos salva-vidas. E usar de bom senso e agir com prudência. Tem pessoas que não tem tanta habilidade em nadar ou tanta afinidade com a água, e não devem negligenciar a própria segurança, nadando para longe. Pode acontecer de se desgastar fisicamente ou sentir uma câimbra, entrar em pânico e iniciar um processo de afogamento”, alerta o sargento do Corpo de Bombeiros, Leandro Nunes.

Segurança

Os Bombeiros alertam que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas.

Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *