O número de empresas abertas no Amazonas cresceu 14,4% em 2024, de acordo com o Sistema de Registro Mercantil (SRM) da Junta Comercial do Estado (Jucea).
Esse avanço é bem superior ao registrado nos anos de 2022 e 2023, quando o aumento foi de apenas 3,9%.
Entre os setores que mais se destacaram estão serviços, com alta de 8,8%; comércio, com 7,3%; e indústria, com 9,4%, em comparação com 2023.
As atividades econômicas mais registradas incluem produção de alimentos, bebidas, roupas, acessórios, cosméticos e produtos de higiene pessoal.
Abertura de empresa pelo WhatsApp
Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela modernização dos serviços oferecidos aos empreendedores.
Com o Portal de Serviços 100% digital, os processos de registro, alteração e baixa empresarial se tornaram mais rápidos e práticos, eliminando burocracias.
Hoje, a liberação de registros mercantis leva, em média, apenas 25 minutos. Além disso, os registros podem ser analisados até as 21h, garantindo agilidade no atendimento.
As melhorias nos serviços garantiram ao Amazonas um lugar de destaque no ranking nacional do Painel de Empresas do governo federal, conquistando a segunda posição entre todas as unidades da federação pela rapidez na liberação de registros empresariais.
Outro diferencial implementado pela Jucea é o serviço “Empresa Fácil”, que permite a abertura de empresas via WhatsApp, pelo número (92) 98621-4515.
O atendimento é simples e possibilita que os empreendedores gerem documentos diretamente pelo celular, tornando o processo de abertura de empresas mais acessível e eficiente.
*Com informações da Jucea