Portal Você Online

Abaixo da meta vacinal, Manaus participa de pesquisa para avaliar imunizante contra HPV no Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está participando do Estudo de Prevalência do Papilomavírus Humano (HPV) no Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com diversas instituições de saúde e educação de todo o país.

A pesquisa POP Brasil 2 tem o objetivo de avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no país e prevê a participação de 14.350 pessoas do sexo feminino e masculino.

Direcionada ao público com idade entre 16 e 25 anos com vida sexual ativa, o trabalho de pesquisa acontece por meio de coleta de dados dos voluntários e servirá de base para a analisar a prevalência e o impacto da vacinação contra o HPV em nível nacional.

Em Manaus, a coleta de dados está concentrada em quatro estabelecimentos de saúde – USF do bairro da Paz, zona Oeste; USF José Figliuolo, no Lago Azul, zona Norte; USF Lúcio Flávio de Vasconcelos Dias, bairro Betânia, zona Sul; USF Ivone Lima, no Coroado, zona Leste; e Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Pau-Rosa, na zona Rural da capital.

A responsável técnica das ações de HIV/Aids, enfermeira Rita de Cássia Castro, explicou que as coletas devem ser finalizadas na capital até o dia 17de maio.

Rita acrescentou que as unidades que participam do estudo também intensificarão a oferta de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite C e B.

“O HPV é um vírus causador do câncer do colo do útero, pênis e boca. O objetivo é reduzir a incidência e buscar mais saúde. Por isso é importante que as pessoas de 16 a 25 anos participem da pesquisa em nossas quatro unidades que realizam a coleta de dados”, frisou a enfermeira.

Os interessados em participar do estudo, podem obter mais informações ou realizar o agendamento da coleta enviando a mensagem “Quero participar do Pop Brasil” para os números: 98128-2549 (USF Bairro da Paz), 99141-8173 (USF José Figliuolo), 99184-6249 (USF Lúcio Flávio) e 99172-8201 (USF Ivone Lima).

Cobertura

Em Manaus, a cobertura vacinal contra o HPV, está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. A série histórica de meninas e meninos imunizados entre 2017 e 2022, aponta que do público feminino estimado, de 9 a 14 anos, cerca de 68,94% tomaram a primeira dose da vacina.

O percentual deste segmento que completou o esquema vacinal com a segunda dose é de 52%.

O percentual de adolescentes de 9 a 14 anos que receberam a primeira dose do imunizante é 46%, e em relação à segunda dose é de 26%.

A Semsa disponibiliza a vacina contra o HPV em 171 salas de vacina cujos endereços e horários podem ser conferidos pelo link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Para receber o imunizante, as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos devem estar acompanhadas de um adulto responsável, portando documento oficial de identificação e caderneta de vacina.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *