Portal Você Online

Com médio risto para doenças transmitidas pelo Aedes, Semsa vistoria 26 mil imóveis contra mosquito

A Prefeitura de Manaus inicia nesta segunda-feira (8), às 8h30, o 3º LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2025. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e terá início na lagoa da Compensa, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, bairro Santo Antônio, zona oeste da capital.

O trabalho se estenderá até o dia 19 de setembro e prevê a vistoria de 25.764 imóveis em 63 bairros das zonas norte, sul, leste e oeste de Manaus. O objetivo é medir o risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e orientar a população sobre formas de prevenção e combate.

Durante as inspeções, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs) vão reforçar informações sobre o controle do vetor e alertar para a importância da colaboração dos moradores.

O LIRAa é uma ferramenta utilizada para quantificar os focos do mosquito em imóveis e definir o nível de risco — baixo, médio ou alto. A partir desses dados, a Semsa direciona as ações de controle para as áreas mais vulneráveis, a fim de evitar surtos e epidemias.

Nos dois levantamentos anteriores de 2025, Manaus apresentou médio risco de infestação: em março, o índice foi de 2,2%, e em julho, de 1,4%.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *