
O consumo de gás natural veicular (GNV) triplicou no primeiro semestre de 2022, no Amazonas, segundo dados da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Com 2.500 veículos adaptados e legalizados para uso do combustível, a média de consumo por semestre subiu de 12.847 m³/dia em 2021, para 25.944 m³/dia neste ano, um aumento de 102%.
Desde 2019, Manaus já ganhou dois novos pontos de abastecimento e a previsão é de que mais dois postos sejam inaugurados para fornecer o combustível para a população até o começo de 2023.
Segundo o secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marco Antônio Vilela, o órgão tem realizado esforços para ampliar, ainda mais, a rede de abastecimento da cidade e até de municípios ao redor de Manaus.
Em junho, o Estado bateu um novo recorde de consumo mensal. Foram 29.300 m³/dia comercializados nos postos de Manaus. Para o diretor-comercial da Cigás, Clóvis Correia, o ano de 2022 está sendo de sucesso e a expectativa é de que o combustível se torne cada vez mais popular.
Autoescola convertida
A escola de direção autoescola Nely, localizada na avenida Torquato Tapajós, teve 14 dos seus 20 carros convertidos para o combustível GNV. Participante da campanha “Faça as Contas, Use GNV!”, a empresa conseguiu obter um desconto de R$ 56 mil no investimento dos kits.
Com mais seis veículos por converter, a proprietária da autoescola, Luciana França, explica que a decisão de modificar o combustível principal dos carros ocorreu com o advento da pandemia de Covid-19.
“Vivemos um momento pandêmico e, quando voltou as atividades, percebemos que houve um aumento de gasolina e tomamos a decisão de colocar o GNV. Então, foram muitas vantagens para nós, como segmento de autoescola, a nossa folha diminuiu bastante em relação ao custo de combustível”, disse.
Motoristas profissionais que quiserem aderir ao programa “Faça a Conta. Use GNV”” tem até o dia 16 de setembro para participar da campanha ou até durar o número de benefícios. Acesse Home | USE GNV e saiba mais.
Conversão
Os motoristas que quiserem realizar a conversão para GNV devem solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e realizar a instalação do kit em uma oficina credenciada pelo Inmetro.
Veículos não regularizados são passíveis de multa e remoção pelo órgão estadual. Para mais informações ligue para (92) 3643-0000.