Portal Você Online

Com múltiplas ações, Manaus avança nas iniciativas ambientais e reforça agenda climática

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), encerrou 2025 com avanços na agenda ambiental alinhada aos compromissos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). As ações se concentram na redução dos impactos climáticos, no fortalecimento da governança ambiental e na ampliação de políticas públicas sustentáveis.

Manaus está entre as poucas capitais brasileiras com Plano de Ação Climática, instrumento que reúne o inventário de emissões de gases de efeito estufa, o levantamento de riscos e vulnerabilidades e as diretrizes de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

O documento passou por consulta pública em novembro de 2025 e segue para as etapas finais de aprovação e institucionalização. O plano foi apresentado pela gestão municipal na COP30, realizada em Belém (PA).

No Brasil, mais da metade das capitais não possui Plano de Ação Climática. A capital amazonense é uma das três cidades da região Norte a ter esse instrumento de gestão. Para o prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, a iniciativa reflete o comprometimento da gestão com a política ambiental.

“A gestão ambiental do município atua de forma integrada entre planejamento, fiscalização e execução, com ações concretas em áreas como arborização, controle ambiental, ecobarreiras e planejamento climático, desenvolvidas por meio de políticas públicas e parcerias institucionais”, afirmou.

Múltiplas ações

Entre as ações de impacto direto, se destacam as ecobarreiras implantadas nos igarapés da cidade, que já impediram que aproximadamente 8 mil toneladas de resíduos sólidos alcançassem o rio Negro, contribuindo de forma significativa para a proteção dos recursos hídricos e a melhoria da qualidade ambiental.

A gestão municipal também avança na estruturação da “Bolsa de Carbono Verde”, iniciativa em construção com o apoio do Banco Mundial, voltada à valorização da proteção ambiental e ao desenvolvimento de mecanismos econômicos associados à sustentabilidade.

No monitoramento e controle ambiental, Manaus se tornou o primeiro município do Brasil a utilizar drones de alta precisão. A tecnologia é aplicada, principalmente, no combate a ocupações irregulares e queimadas.

Na área de saneamento básico, a Prefeitura de Manaus avança na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com conclusão prevista para março de 2026. O plano abrange abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos.

Por sua vez, na arborização urbana, entre 2021 e 2025, foram plantadas mais de 55 mil mudas, sendo 30 mil somente em 2025, o maior volume anual registrado. No mesmo período, mais de 330 mil mudas foram doadas à população e mais de 600 mil produzidas no Centro de Produção de Mudas.

Ainda em 2025, foram implantados mais de 60 bosques e pomares urbanos, ampliando áreas verdes e o envolvimento da população.

Para o titular da Semmas, Fransuá Matos, Manaus encerrou 2025 com uma agenda ambiental estruturada e fortalecida em diferentes frentes.

“A maior metrópole da Amazônia conclui 2025 com avanços em diferentes frentes ambientais, como o recorde de arborização urbana, os resultados das ecobarreiras na contenção de resíduos e o compromisso da gestão municipal com a política ambiental”, concluiu.

Para a estudante Iolanda Batista, a entrega de mudas gratuitas para a população é uma das medidas mais importantes adotadas pela gestão e que impacta positivamente o meio ambiente. “Levar mudas para casa só traz benefícios. Assim, podemos ter sombra, passarinhos e preservação”, celebrou.

Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas

A Prefeitura de Manaus alcançou um marco importante no primeiro mês do ano: apenas em janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade plantou 6.000 mudas. O número equivale a 19% do total de mudas plantadas em todo o ano de 2025, que foi de 32 mil. A meta de plantio para 2026 é de plantar 30 mil mudas.

O avanço nos indicadores da arborização pública de Manaus é atribuído tanto ao comprometimento das equipes de rua quanto à implantação de novas tecnologias que agilizam o trabalho. Entre elas estão os perfuradores de solo, o tratamento da terra com hidrogel e outros componentes que favorecem a sobrevivência e o crescimento das árvores. 

Para celebrar o marco histórico do mês de janeiro, a Semmas realizou o plantio de 260 mudas na rotatória do Rodoanel Metropolitano de Manaus, conhecido como “Rapidão”, na avenida Torquato Tapajós, bairro Tarumã.

Para o secretário em exercício da Semmas, Elton Oliveira, os indicadores representam o compromisso de deixar Manaus ainda mais verde. “Aqui no Trevo do ‘Rapidão’, foram plantadas mais de 200 mudas; e em todo o entorno da alça viária, o número supera as 2.000. Somente neste início do ano, no mês de janeiro, já foram plantadas mais de 6.000 mudas. Seguimos firmes com a nossa meta para 2026, que é alcançar o marco de 30 mil mudas plantadas na cidade de Manaus”, ressaltou.

Manaus Verde

Além do plantio de mudas, a Semmas realiza a distribuição gratuita de mudas à população. Toda quarta-feira, a equipe de arborização da secretaria vai a um bairro diferente da cidade, com mudas frutíferas, ornamentais e medicinais, além de ações de Educação Ambiental.

O órgão também atende solicitações de doação de mudas a projetos de organizações não governamentais e instituições privadas. Para solicitar, basta buscar mais informações por meio do WhatsApp (92) 98842-2090.

Outra atividade da equipe é a gestão da arborização já existente, com hidratação diária, reposição de mudas e vistorias técnicas para corte e poda.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *