Relatório técnico diagnosticou que 22 dos 26 poços subterrâneos que abastecem a cidade estão com concentração altíssima de poluentes, como amônia, manganês, ferro e, os mais graves, nitrato e alumínio, bem como a presença de coliformes totais e fecais (fezes)

Uma equipe da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) chega a Parintins (369 km de Manaus), neste domingo (10), para solucionar com a prefeitura local o problema de contaminação da água dos poços artesianos que abastecem a cidade por metais pesados como alumínio.
Um relatório realizado por técnicos da Cosama e da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM), em novembro último, identificou a contaminação de 22 dos 26 poços subterrâneos que abastecem a cidade, que são administrados pelo Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE), responsável pela distribuição do produto no município.
Eles apresentaram concentração altíssima de poluentes, como amônia, manganês, ferro e, os mais graves, nitrato e alumínio, bem como a presença de coliformes totais e fecais – água imprópria para o consumo.
O documento recomenda medidas emergenciais e imediatas para a solução dos problemas. O relatório foi encaminhado à Prefeitura do município, ao Ministério Público do Amazonas, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública e Câmara Municipal de Parintins.
Diante das análises indicando a contaminação dos poços, o governador do estado, Wilson Lima, colocou a Cosama à disposição da Prefeitura de Parintins para ajudar no tratamento e abastecimento de água da cidade.
“No início de novembro coloquei o Governo do Amazonas à disposição da Prefeitura de Parintins e, agora, nossos técnicos vão iniciar um trabalho para que possamos melhorar a qualidade da água no município. Temos algumas iniciativas através da Cosama, e através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se for necessário, o Estado do Amazonas pode assumir o serviço de abastecimento, já que é complicado para os municípios gerirem isso sozinhos”, disse o governador.
De acordo com o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a missão em Parintins visa aprimorar o tratamento da água fornecida pelo SAAE, a partir de um plano de contingência, além de começar as tratativas para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Cosama e a Prefeitura de Parintins, com vistas a soluções definitivas.
Na última quarta-feira (6), a Cosama recebeu da Prefeitura um pedido para elaborar a minuta do Termo, que foi proposto em audiência Pública realizada no dia 1º de dezembro, pela Comissão de Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Estamos seguindo as orientações do governador Wilson Lima, que reafirma o compromisso em oferecer um serviço de excelência e trabalhar em conjunto com as autoridades municipais para fornecer uma água de qualidade aos cidadãos parintinenses, proporcionando saúde e bem-estar a todos”, afirma Armando do Valle.
Entre as ações propostas, estão a realização de um Diagnóstico Situacional e um plano de trabalho com o objetivo de equacionar as inconsistências encontradas no sistema de abastecimento de água do município.


