Portal Você Online

Com quase 10mil infectados de HIV no AM, governo promove testagem e distribuição de camisinhas

Na campanha Dezembro Vermelho – mês de luta contra a HIV/Aids, a SES realiza ações de prevenção e diagnóstico precoce.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) , por meio da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), inicia, a partir desta quata-feira (1º), a mobilização denominada Dezembro Vermelho, para sensibilizar a população sobre prevenção e tratamento precoce contra o HIV/Aids. Serão ofertados mais de 20 mil testes rápidos de HIV, além de 900 mil preservativos que serão distribuídos para a população nas unidades de saúde da capital e interior.

O Dezembro Vermelho foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

A programação para o mês inclui oferta de testagem, tanto na Fundação como na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), duas lives sobre a transmissão vertical e para tirar dúvidas, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos.

A abertura da campanha será no primeiro dia do mês, com uma ação de Testagem rápida no auditório do ambulatório da FMT-HVD, das 9h às 14h. A campanha será aberta para toda pessoa que queria realizar o teste, bastando levar um documento oficial de identificação.

No dia 3 de dezembro, será transmitida uma live pelo canal de Youtube da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com as médicas Aline Alencar, Renata Spener e Vanine Fragoso. Além de explicar um pouco sobre a infecção, a live estará aberta para perguntas sobre a doença e os tratamentos.

HIV/AIDS – O ministério da saúde estima que, no Brasil, 920 mil pessoas vivem com HIV/AIDS (2020), enquanto estima-se que em média 160 mil pessoas vivem com o vírus causador da doença e não sabem. O dado mostra a importância das ações que buscam informar sintomas, perigos e formas de prevenção contra o problema clínico.

De 2010 a 2020 foram notificados no Sinan, no estado do Amazonas, 9.879 casos de infecção pelo HIV, sendo 75,4% do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino. A maioria dos casos encontra-se nas faixas etárias de 20 a 34 anos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *