
O 2º Pelotão Especial de Fronteira (2º PEF) do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército, a apreendeu aproximadamente, 750 Kg de Maconha, do tipo Skank, de maior poder alucinógeno, durante fiscalização em uma embarcação que trafegava pela calha do Rio Içá, no Posto de Controle e Interdição Fluvial na madrugada deste domingo (24), véspera de Natal.
Os militares desconfiaram da atitude suspeita da tripulação do barco, que fugiu até a margem do rio, onde se embrenharam na selva abandonando a carga de entorpecente para trás, além de objetos pessoais, combustível e munição calibre 16.
A guarnição rebocou a embarcação até o 2º PEF, onde foram realizadas a contagem dos tabletes de maconha apreendidos e reforçada a segurança da droga.

As operações de rotina na região fronteiriça pelos Pelotões Especiais de Fronteira da 16ª Brigada de Infantaria de Selva atuam na prevenção e repressão ao contrabando de armas, drogas e crimes ambientais, além de demarcar os limites do território brasileiro.