
O Palacete Provincial, no centro de Manaus, recebe até esta próxima sexta-feira (25) o Circuito FAM de Cinema, Edição Especial Brasil, no Auditório Coronel Pedro Henrique Cordeiro Junior. O primeiro dia da Mostra itinerante que pela primeira vez está no norte do país recebeu mais de 200 pessoas nas três sessões programadas.
A abertura contou com alunos e professores da Escola Municipal Waldir Garcia e a presença do coordenador do escritório do Ministério da Cultura no estado do Amazonas, Ruan Otávio, que ressaltou a importância dos estudantes estarem na sala de cinema. “É um prazer estar aqui e é muito importante vocês estarem assistindo filmes, vendo o cinema do nosso país. Se depender da gente, vamos trazer mais vezes, para ver todos assistindo aos filmes com esse sorriso no rosto”, destacou.
Na parte da tarde, alunos e professores do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, com turmas do 1º e 3º ano do ensino médio participaram da sessão do programa “Histórias ao Nosso Redor”. Ao fim, a professora de artes Lucilene Maria, convidou os alunos alunos para compartilharem as suas impressões sobre os filmes exibidos.
Na sessão das 19h, o Circuito FAM de Cinema BR recebeu os alunos, professores e coordenadores pedagógicos da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, que fazem parte da Educação de jovens e adultos.
As três sessões foram medidas pelo diretor executivo da Panvision, Tiago Santos, e pela diretora artística e de comunicação da Panvision, Alissa Azambuja que que compartilharam a emoção e a importância de trazer o Circuito FAM de Cinema pela primeira vez ao norte do país.
“Esse primeiro dia em Manaus me traz muita alegria, são 21 anos do Circuito FAM de Cinema, poder estar no norte do país representando o festival internacional é resultado de um legado que temos muito orgulho,” declara o diretor executivo da Associação Cultural Panvision, Tiago Santos.
“Estamos muito felizes de pela primeira vez o Circuito FAM de Cinema estar também em três diferentes regiões do Brasil. E aqui no norte, tão distante pra gente do sul, a recepção está sendo muito especial. Iniciar com uma sessão com mais de 100 de jovens alunos atentos, fortalece o nosso objetivo de ampliar o acesso à cultura, a cinematografia latino-americana e estabelecendo conexões entre o público e as obras exibidas”, comemora a diretora artística e de comunicação da Panvision, Alissa Azambuja.
A Mostra Itinerante está dividida em 4 programas com diferentes classificações indicativas com toda a programação gratuita. As sessões possuem recursos de acessibilidade como Libras, Audiodescrição e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
Nesta quinta-feira (23), a programação inicia com sessão do Programa Infantojuvenil, às 9h, que traz quatro curtas de animação, dedicados à crianças de 6 a 10 anos. Às 14h30, será exibido o Programa Histórias ao Nosso Redor, que é composto por documentários, curtas de ficção e animação, e à noite, às 19h, o público poderá assistir aos filmes do Programa Versões de Cinema, que reúne videoclipes, curtas-metragens de animação e ficção.
Já no aniversário da cidade, na sexta-feira (24), o Programa Infantojuvenil será exibido às 14h30 e o Programa Histórias ao Nosso Redor, às 17h. Para finalizar a programação do Circuito, haverá uma sessão única, às 19h, do Programa Longa Catarinense, que irá exibir o documentário Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, de Yves Goulart. O filme já ganhou 22 prêmios internacionais e une cinema e música.
O Circuito FAM de Cinema BR é um projeto cultural produzido através da Lei Rouanet. Com o apoio institucional da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado Amazonas, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Mato Grosso. Patrocínio Master da Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, Do lado do Povo Brasileiro.
A Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, realizado há 29 anos pela Associação Cultural Panvision em Santa Catarina, apresenta 15 obras vencedoras da 28ª edição do Festival em nove sessões de cinema com entrada gratuita dedicadas à pessoas de todas as idades. Consulte a programação completa, classificação indicativa e medidas de acessibilidade no site famdetodos.com.br.


