Portal Você Online

Começa vacinação em Manaus para pessoas de 55 a 57 anos com doenças preexistentes

Grupo prioritário pode buscar um dos sete postos de vacinação a partir desta quarta-feira (31). Pessoas de 58 e 59 anos que ainda não tomaram a vacina ainda podem buscar imunização contra Covid-19.

A estimativa é de que existam em Manaus aproximadamente 30 mil pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, obesidade mórbida ou algum tipo de cardiopatia

Pessoas com doenças preexistentes (comorbidades) que têm de 55 a 57 anos já podem se vacinar contra Covid-19, em Manaus, a partir desta quarta-feira (31). Com laudo médico em mãos, eles devem buscar um dos sete postos de vacinação da capital (veja endereços abaixo).

O calendário desse grupo foi antecipado, já que, antes, o atendimento era de uma idade por dia. As comorbidades incluídas nesta etapa são: diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) ou alguma cardiopatia.

Postos de vacinação contra Covid em Manaus, das 9h às 16h:

  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119, Cidade Nova)
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222, Crespo)
  • Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)
  • Universidade Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores)
  • Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José)
  • Balneário do Sesc/AM (Avenida Constantinopla, 288, Alvorada)
  • Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste)

Agora, de acordo com a prefeitura, o calendário de vacinação contra em Manaus inclui, todos os dias, pessoas de 59 a 55 anos, com doenças preexistentes. Ou seja, as pessoas de 58 e 59 anos que ainda não tomaram a vacina também devem procurar um dos postos de vacinação ao longo da semana. Pessoas com mais de 60 anos também podem se vacinar.

Só não devem se vacinar as pessoas que estiverem com alguma doença na fase aguda. Estas devem aguardar a recuperação total. No caso de Covid-19, é preciso aguardar 30 dias após os primeiros sintomas para ser vacinado.

Para ser vacinado é necessário apresentar laudo (original e cópia) que comprove uma das três condições de saúde exigidas para esta etapa da campanha (diabetes, obesidade ou comorbidades), além de documento de identificação com foto e CPF.

Os portadores de diabetes que não tiverem laudo, devem levar a receita médica (também original e cópia) em papel timbrado do SUS ou da rede particular.

Baixo movimento nos postos – A vacinação do grupo de pessoas de 55 a 59 anos, com comorbidades, começou nesta segunda-feira (29), em Manaus, com o atendimento de uma idade por dia, em ordem decrescente.

Entretanto, o prefeito David Almeida afirmou que, nesta segunda e terça, o movimento nos postos foi menor do que o esperado. Por isso, foi observado que é possível fazer a vacinação de todas as idades ao mesmo tempo.

A Secretaria de Saúde vai atender as pessoas agendadas pelo Imuniza Manaus e também aquelas que ainda não se cadastraram no sistema ou ainda não tiveram a confirmação do agendamento. A orientação é que os não cadastrados busquem o ponto de vacinação mais próximo da sua residência.

A Semsa também estabeleceu que a declaração de comprovação de obesidade mórbida pode ser emitido por profissional médico ou por qualquer outro profissional da saúde, de nível superior, como enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e educador físico, por exemplo, que ateste o IMC do paciente dentro do critério exigido.

A estimativa é de que existam em Manaus aproximadamente 30 mil pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, obesidade mórbida ou algum tipo de cardiopatia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *