Setor de serviços também cresceu 11,5% no mês de fevereiro conforme o IBGE

Com crescimento de 21,5% no mês de fevereiro, o comércio varejista amazonense apresenta resultado positivo, de acordo com dados divulgados nessa quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comparação é com o mesmo período do ano passado.
Já em relação ao mês anterior, a pesquisa mostra que embora o resultado não seja tão expressivo, houve aumento de 1,8% no volume de vendas.
O disseminador de informações do IBGE, Adjalma Nogueira destacou alguns fatores que podem refletir nas próximas projeções.
“Um indicador importante da pesquisa é o comércio ampliado, que além do comércio normal, retrata as vendas de veículos, peças e materiais de construção. Em fevereiro esse indicador teve o mesmo desempenho que o comércio normal, demonstrando que veículos, peças e materiais de construção não influenciaram no indicador mensal dos últimos 3 meses ainda apresenta-se negativa, o que indica uma tendência de baixo desempenho da atividade para a próxima divulgação. No entanto, circunstâncias econômicas de momento podem alterar esse quadro”, comentou.
Nos dois primeiros meses do ano, o acumulado também cresceu, com alta de 28,4% em todo o estado. No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista 1,1% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Os dados mostram que o Amazonas teve um comportamento diferenciado do restante do país.

Setor de Serviços – o Setor de serviços também cresceu 11,5% no mês de fevereiro, no Amazonas, ainda conforme o IBGE. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o setor de serviços tem evoluído de forma independente da indústria e do comércio.
Os dados mostram que outras atividades como educação, saúde, turismo, área jurídica, marketing e estética têm ganhado força e complementado a economia local.
Com isso, no mês de fevereiro, o setor de serviços cresceu 11,5% no Amazonas, segundo o IBGE. A comparação é com o mesmo período do ano passado, conforme a pesquisa divulgada.