
O complexo viário da Constantino Nery será inaugurado dia (28). As obras continuaram durante a pandemia do coronavírus e estão em fase de conclusão. São terminais de transferência dos ônibus com design moderno, passarelas com elevadores, paisagismo, passagens subterrâneas e alças de trânsito. Os sinais da Constantino serão retirados e o trânsito nas ruas Pará e João Valério, entrada e saída do Vieiralves, fluirá livremente.
O anúncio oficial da inauguração deve ser feito, pelo prefeito Arthur Virgílio, nos próximos dias. A obra está na fase de asfaltamento da última trincheira, que sai da João Valério em direção ao São Jorge.
A obra tem tratamento diferenciado por Arthur Virgílio. Está integrada ao Complexo Viário 28 de Março, na entrada do aeroporto, inaugurado pelo prefeito dia 1º de setembro de 2014.
Faz homenagem às vítimas da tragédia no trânsito, ocorrida naquele ano. O conjunto destina-se a liberar o trânsito nas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery, o principal eixo Norte-Sul da cidade. Outra obra de vulto, o complexo da entrada do conjunto Manoa, ainda não tem data para inauguração.
Arthur Virgílio homenageia um dos principais articuladores da Zona Franca de Manaus, o Ministro Roberto Campos, que dá nome ao complexo. “O Amazonas não tem feito Justiça ao papel desse grande economista e embaixador, na instauração do nosso modelo de desenvolvimento histórico”, explica.
O acabamento do complexo corresponde a obras de finalização do pavimento flexível, nas trincheiras e alças, além das placas e pintura de sinalização.
As estações de transferência são uma novidade que permitirá maior flexibilidade ao transporte coletivo. Ônibus menores poderão, por exemplo, trazer passageiros dos bairros e transferi-los para maiores, que os levarão até o Centro. Isso diminuirá o número de veículos na Constantino Nery, acelerará o sistema e reduzirá engarrafamentos.

O Terminal 1, que fica no início da Constantino, no Centro, será reformado nos moldes dessas estações. A obra de reconstrução, anunciada recentemente pelo prefeito, também vai acelerar o sistema de transporte coletivo.
Os cruzamentos da Constantino Nery com as ruas Pará e João Valério são antigos gargalos do trânsito manauara. O Complexo Viário Roberto Campos, ao eliminar os semáforos, dará a fluidez sonhadas pelos motoristas. A obra teve início em abril de 2019 e a inauguração acontecerá dentro do prazo.