
O concurso para delegado da Polícia Civil do Amazonas, realizado no domingo (27), em Manaus e nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé, registou 41% de abstenção – 4.996 candidatos não compareceram para fazer a prova.
O certame teve 12.199 inscritos para 62 as vagas disponibilizadas pela instituição policial amazonense. A ausência dos 4.996 candidatos reduziu a demanda por vaga caiu drasticamente e agora é de 116 por vaga – antes esse número era de 196, em média.
O concurso oferece para a função de delegado um salário inicial de R$ 20.449,05. O cargo exige nível superior de escolaridade em Direito.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca responsável pela organização do certame.
Na prova objetiva pela manhã foram registrados 4.387 faltosos, de um total de 12.199 candidatos. À tarde, mais 609 inscritos não compareceram na prova discursiva.
A delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, acompanhou a realização da prova. “Aproveito a oportunidade para agradecer ao governador, que teve a sensibilidade de acatar o nosso pleito, que era um pleito antigo. As nossas forças de segurança, em especial a Polícia Civil, realmente precisa muito de efetivo, então, estamos todos ansiosos para recepcionar esses novos delegados. É um dia realmente de realização”, disse a delegada-geral, ainda sem saber que quase a metade do candidatos desistiram de exercer a função.
Mais concurso
O governo amazonense realiza, no próximo domingo (3), concurso para escrivão e perito (legista, criminal e odontolegista), das 8h às 12h, e para investigador, das 15h às 19h.
As provas serão realizadas nos municípios de Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé, além da capital, Manaus.