O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou a portaria que cria a comissão organizadora do novo concurso PC AM. O documento será publicado, nos próximos dias, no Diário Oficial do Estado.
Além disso, o governo também revelou os cargos e salários que serão oferecidos. Ao todo, serão abertas 362 vagas, com ganhos entre R$11.281,26 e R$20.449,05, nas seguintes carreiras:
- delegado (62 vagas);
- escrivão (62);
- investigador (200); e
- perito (38).
Todas as carreiras têm o nível superior como requisito. Com a comissão formada, o próximo passo é a elaboração do projeto básico, escolha e contratação da banca organizadora. Somente com a empresa contratada, o edital será divulgado.
A realização do concurso da Polícia Civil faz parte de uma série de ações na Segurança Pública do Estado. Além da PC, serão realizadas seleções para o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Detran, além da SSP AM.
Último concurso PC AM completa 12 anos
O último concurso da Polícia Civil do Amazonas ocorreu em 2009. Na época, foram oferecidas 930 vagas, por meio da Copec, organizadora. As oportunidades foram distribuídas pelos cargos de perito odontolegista, perito legista, perito criminal, escrivão de polícia, investigador de polícia e delegado de polícia.